Governo do ES realiza audiência pública sobre ampliação da Rede Faça Fácil
18/03/2013

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), realizou nesta segunda-feira (18) uma audiência pública para apresentar e esclarecer dúvidas sobre a Parceria Público-Privada (PPP) para expansão da Rede Faça Fácil.

O evento, realizado no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), contou com a participação do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior, do secretário de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, José Eduardo Azevedo, e da gerente do programa Faça Fácil, Miriam Cardoso.

Para o secretário de Gestão e Recursos Humanos, o Faça Fácil é um marco de qualidade no atendimento à população dentro do serviço público. "Visitei a unidade de Cariacica e vi cidadãos, independentemente de classe social, sendo atendidos com agilidade e eficiência. Isto faz valer a pena todo o esforço e investimento feito no projeto. Este atendimento mostra o respeito que o Governo tem pela população. O mais importante é vermos o cidadão satisfeito, com o sentimento de que foi bem atendido", enfatizou Aminthas.

O secretário José Eduardo destacou a inovação da Parceria Público-Privada. "O Governo vem trabalhando o fortalecimento e a identificação de novas oportunidades e parcerias com a iniciativa privada. Este processo em discussão hoje é uma inovação, um referencial de foco na gestão de resultados, uma vez que nosso objetivo final é sempre ofertar um serviço de qualidade", argumentou.

A audiência pública contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre representantes de empresas, prefeituras e secretarias de Estado. Um dos presentes Deive Menon, representante de uma empresa de São Paulo, elogiou a oportunidade. "Este deb ate é muito importante, principalmente agora no começo, quando podemos tirar duvidas, fazer sugestões e enriquecer o processo", ressaltou.

Parceria Público-Privada


A PPP, organizada em parceria com a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (Sepam), prevê a construção, gestão, operação e manutenção de três novas unidades Faça Fácil, a serem construídas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Serra.

Também serão criadas duas unidades móveis da Rede Faça Fácil, levando ao interior do Estado o padrão de qualidade de atendimento ao cidadão implantado no Faça Fácil Cariacica – criado em setembro de 2010. Neste período, mais de dois milhões de atendimentos foram realizados.

A unidade concentra mais de 400 serviços em um só lugar, com aprovação de 98% dos usuários – a avaliação é feita de forma eletrônica pelo próprio cidadão, logo após os atendimentos. A qualidade do serviço, explica a gerente do programa, Miriam Cardoso, é um dos diferenciais que motivaram a ampliação da rede Faça Fácil.

“Nosso objetivo é levar ao interior o mesmo padrão de qualidade do atendimento realizado em Cariacica, hoje uma referência dentro e fora do Estado. Recebemos visitas de equipes de todos os cantos do País para conhecer a nossa experiência”, enfatiza Miriam.

O Faça Fácil Cariacica, localizado ao lado do Terminal de Campo Grande, funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas nos dias úteis e das 8 às 13 horas no final de semana. O modelo de Parceria Público-Privada garante maior celeridade na gestão da unidade, com atualização contínua de ferramentas tecnológicas e procedimentos administrativos.