O representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Adymar Araujo da Silva, esteve no Espírito Santo, para conhecer de perto a Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Faça Fácil), localizada no município de Cariacica. A visita foi realizada na manhã desta terça-feira (27), acompanhada pela gerente do Programa Faça Fácil, Miriam Cardoso.
“Já conheci diversas centrais de atendimento integrado ao cidadão no País, mas o Faça Fácil Cariacica me surpreendeu com a quantidade de serviços públicos prestados, é bem completa”, disse Adymar Araujo da Silva, que é coordenador geral de informática do MTE.
O objetivo da visita foi conhecer a forma de implantação do Faça Fácil, o espaço físico, o relacionamento com os órgãos parceiros, e principalmente o modelo de contratação terceirizada, o monitoramento e a fiscalização dos serviços contratados.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o órgão responsável pela Agência Sine-ES, um dos órgãos presentes no Faça Fácil Cariacica. Desde abril de 2011, as vagas de emprego ofertadas pelo Sine são oferecidas ao cidadão por meio do novo sistema do MTE, o Mais Emprego.
O Sine-ES é um espaço destinado a empregadores e trabalhadores, com objetivo de (re) inserir o trabalhador no mercado de trabalho, contribuindo para a otimização do tempo necessário para a contratação do trabalhador e para a ocupação das vagas disponibilizadas no mercado de trabalho, contribuindo assim com o processo de desenvolvimento econômico e social do Estado.
“A experiência de sucesso do Espírito Santo tem servido de exemplo para outros estados na implantação de centrais de atendimento no modelo do Faça Fácil. A forma de implantação e de funcionamento do Faça Fácil – Cariacica vem despertando a atenção e o interesse de diversos Estados que já possuem centrais de atendimento integrado em operação”, afirmou a gerente do Programa Faça Fácil, Miriam Cardoso.
Desde a sua inauguração, o Faça Fácil – Cariacica recebeu também a visita de representantes do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão – “Vapt Vupt”, do Estado de Goiás, da Unidade de Atendimento Integrado – “UAI”, de Minas Gerais, do Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão - ‘Na Hora’, do Distrito Federal e também da Unidade de Atendimento do Mato Grosso, chamada de “Ganha Tempo”.
Faça Fácil
A primeira Central de Atendimento Integrado ao Cidadão – Faça Fácil Cariacica realizou, até o mês de outubro, 2.434.214 atendimentos. Os números mostram o crescimento da procura pela unidade, que oferece mais de 400 serviços em um mesmo espaço e se torna cada vez mais uma referência em prestação de serviços para o capixaba.
O Faça Fácil presta atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas. A unidade, implementada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), reúne 15 órgãos públicos e oferece mais 400 serviços em um só lugar, em frente ao Terminal de Campo Grande, em Cariacica.
No endereço www.facafacil.es.gov.br o cidadão tem acesso a informações sobre todos os serviços oferecidos, sua descrição, o que é necessário para solicitação, documentação exigida, prazo, taxas e valores. Além disso, o site traz detalhes sobre o que é a Central, localização, horário de atendimento e outras informações.
Informações adicionais:
www.facafacil.es.gov.br
(27) 3636-0149
Fonte: Assessoria de Comunicação/Seger