Procon-ES suspende atendimento presencial e audiências de conciliação do dia 28 de março até 1º de abril
11/03/2022

Entre os dias 28 de março e 1º de abril estarão suspensos o atendimento presencial e as audiências de conciliação na sede do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e no Faça Fácil Cariacica, para a implantação do sistema ProConsumidor.

O ProConsumidor é um sistema informatizado de atendimento do Ministério da Justiça, utilizado pelos Procons do País, que vai substituir o atual Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), lançado há 17 anos.

Durante a migração do sistema, os servidores vão participar do curso ProConsumidor, desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O treinamento tem carga horária de 40 horas e os objetivos são capacitar e especializar os técnicos dos Procons Estaduais e Municipais, que vão operar o sistema de atendimento.

O atendimento ao público será normalizado na segunda-feira (04), mediante distribuição de senhas. A partir das 9 horas, serão distribuídas 20 senhas para o atendimento da manhã e, a partir das 13 horas, serão entregues 20 senhas para o atendimento da tarde. Devido à complexidade do atendimento, estão sendo distribuídas dez senhas para o setor de cálculo e negociação de dívidas.

É importante que o consumidor leve os documentos pessoais, como RG (Carteira de Identidade), CPF e documentos que comprovem a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, contrato, boleto, fatura, anúncios, entre outros.

As reclamações também podem ser registradas pela internet, por meio do e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br.


Informações a Imprensa: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

(27) 3132-1840

Fonte: https://procon.es.gov.br/Not%C3%ADcia/procon-es-suspende-atendimento-presencial-e-audiencias-de-conciliacao-do-dia-28-de-marco-a