Secretarias de Assistência Social e de Saúde promovem ação de conscientização no Dia Internacional da Luta contra a Aids
01/12/2021

O Dia Internacional da Luta contra a Aids é comemorado anualmente em 1º de dezembro. E, nesta quinta-feira (2), será realizada a ação "A Prevenção é um Laço que Nos Une", a partir das 9 horas, no Faça Fácil, próximo ao Terminal de Campo Grande. O objetivo é conscientizar e informar a população sobre a Aids, fornecer diversos testes, entre outras atividades.

"Na ação vamos realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuição de panfletos informativos, sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença e, acima de tudo, auxiliar no combate contra o preconceito", explicou Cristina Moreira Leite, coordenadora de políticas de promoções da diversidade sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas).

A secretária municipal de Saúde Roberta Goltara ressalta a prevenção da doença. "É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a Aids, e conheçam mais sobre ela. A ação do dia 1º de dezembro tem esse objetivo, alcançar todos os públicos e eliminar o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade".

A programação é uma realização da Semus, Coordenação de Diversidade Sexual da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Centro de referência IST/Aids.

CR-IST

O Centro de Referência em IST/Aids (CR-IST) é responsável pelas ações/atividades do Programa Municipal de IST/Aids no município de Cariacica onde funcionam diversos serviços. O Centro fica localizado na Rua Antônio Leandro da Silva, 135, em Alto Lage e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Atualmente, seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia, os serviços funcionam da seguinte forma:

• Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C para a população em geral a partir de 15 anos. Funciona de forma agendada, das 7h30 às 14h. Agendamento pelo telefone: 3346-6524.
• Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para as pessoas que vivem com HIV - exames de rotina e consultas especializadas e médicas, das 7h às 18h, conforme agendamento.
• Tratamento para sífilis e hepatite C, conforme agendamento.
• Distribuição de medicamento antirretroviral, de infecções oportunistas e IST’s - de segunda a sexta, das 7h às 15h30.

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por clínicos gerais, ginecologista/obstetra, farmacêutico, auxiliar de farmácia, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, cirurgião dentista, auxiliar de serviço odontológico, nutricionista, fisioterapeuta, auxiliares administrativos e uma supervisora.

O Programa Municipal de IST/Aids de Cariacica está ligado aos Programas Estadual e Nacional para a aplicação da Política Nacional de Combate as Intenções Sexualmente Transmissíveis e a Aids.

Confira os serviços disponíveis para a população:
- Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT);
- Palestras sobre IST/Aids para empresas, presídios, escolas e unidade básica de saúde;
- Treinamento de Teste Rápido;
- Orientações pré e pós-testes;
- Aconselhamento para gestão de risco;
- Solicitação e coleta de exames de CD4+ e carga viral para resultados positivos para o HIV;
- Coleta de amostras para exames confirmatórios e complementares;
- Oferta de insumos de prevenção (preservativo vaginal e peniano) e gel lubrificante;
- Ações extramuros pontuais;
- Vinculação de resultados positivos para HIV e hepatites;
- Acompanhamento de PEP;
- Apoio matricial para a Atenção Básica;
- Espaço de formação em serviço;
- Atendimentos individuais e/ou em grupos para as pessoas que vivem com HIV e seus familiares com todas as especialidades do serviço.
- Notificação dos casos, entre outros serviços.

A Prevenção é um Laço que Nos Une

Onde: Faça Fácil, próximo ao Terminal de Campo Grande e Centro Administrativo, em Rio Branco

Quando: quinta (2), a partir das 9 horas no Faça Fácil

Informações a Imprensa: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cariacica- Heberton Silva