Comitiva do Governo do Distrito Federal conhece a Central Faça Fácil do ES
20/08/2012

Uma comitiva do Governo do Distrito Federal veio ao Espírito Santo na última semana conhecer de perto o trabalho realizado pela Central de Atendimento Integrado do Espírito Santo - Faça Fácil Cariacica, uma das referências no atendimento ao cidadão no país.

O secretário de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araujo, deu as boas vindas à comitiva comandada pelo secretário adjunto de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, Jefferson Ribeiro. A central foi apresentada aos visitantes pela gerente do Projeto Faça Fácil, Miriam Cardoso e pelo subsecretário de Estado da Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Paulo Henrique Rabelo Coutinho.

O objetivo da visita foi conhecer a forma de implantação do Faça Fácil, o espaço físico, o relacionamento com os órgãos parceiros e, principalmente, o modelo de contratação terceirizada, o monitoramento e fiscalização dos serviços contratados.

O secretário adjunto de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, Jefferson Ribeiro, acredita que a visita foi importante para conhecer melhor o modelo de implantação da Central de Atendimento Integrado adotado pelo Espírito Santo. "Estamos buscando experiências que deram certo para aprimorar e ampliar o nosso serviço e o Faça Fácil é um projeto arrojado e um grande avanço no país. Conhecemos de perto a unidade e gostei muito do trabalho que é feito pelo Governo no Espírito Santo. Estamos impressionados com gestão inovadora feita aqui e com a ampla aprovação do cidadão, que é de quase 100%. Esperamos levar o que há de melhor nessa experiência do Faça Fácil para as nossas unidades", contou.

No Distrito Federal, o serviço é oferecido há dez anos e é administrado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Atualmente há seis unidades do Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, o ?Na Hora?.

Além do Distrito Federal, a experiência de sucesso do Espírito Santo tem servido de exemplo para outros estados na implantação de centrais de atendimento no modelo do Faça Fácil. "A forma de implantação e de funcionamento do Faça Fácil - Cariacica vem despertando a atenção e o interesse de diversos Estados que já possuem centrais de atendimento integrado em operação", afirmou Miriam Cardoso.

Desde a sua inauguração, o Faça Fácil - Cariacica recebeu também a visita de representantes do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão - "Vapt Vupt", do Estado de Goiás, da Unidade de Atendimento Integrado - "UAI", de Minas Gerais, e também da Unidade de Atendimento do Mato Grosso, chamada de "Ganha Tempo".

Novas unidades

Durante a visita, a equipe do Faça Fácil também falou sobre a expansão do modelo de atendimento para mais três municípios capixabas, contemplando a Região Metropolitana e as regiões Sul e Norte do Estado. "Essa ampliação vai levar diversos serviços importantes e mais cidadania às regiões onde as Centrais serão implantadas", explica a gerente do Programa Faça Fácil, Miriam dos Santos Cardoso.

O Faça Fácil Serra será construído no terreno vizinho ao Terminal de Laranjeiras, com previsão de realizar 80.000 atendimentos por mês. A unidade do Sul do Estado, o Faça Fácil Cachoeiro de Itapemirim, ficará na Ilha da Luz e tem previsão de atender a 60.000 usuários por mês. Na Região Norte, o Faça Fácil Colatina funcionará na Praça do Sol Poente para atender a 40.000 usuários por mês.

A previsão é que as Centrais comecem a funcionar no segundo semestre de 2013. Além das unidades fixas, a Seger estuda ainda a implantação de duas unidades móveis.

Faça Fácil

A primeira Central de Atendimento Integrado ao Cidadão - Faça Fácil Cariacica fechou o primeiro semestre de 2012 com 810.433 atendimentos realizados. Os números mostram o crescimento da procura pela unidade, que oferece mais de 400 serviços em um mesmo espaço e se torna cada vez mais uma referência em prestação de serviços para o capixaba.

O Faça Fácil presta atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas. A unidade, implementada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), reúne 15 órgãos públicos e oferece aproximadamente 400 serviços em um só lugar, em frente ao Terminal de Campo Grande, em Cariacica.

No endereço www.facafacil.es.gov.br o cidadão tem acesso a informações sobre todos os serviços oferecidos, sua descrição, o que é necessário para solicitação, documentação exigida, prazo, taxas e valores. Além disso, o site traz detalhes sobre o que é a Central, localização, horário de atendimento e outras informações.

Satisfação

A qualidade no atendimento é comprovada pelos próprios usuários do Faça Fácil Cariacica, que tem mais de 95% de aprovação nas pesquisas internas de satisfação.

Todo o atendimento é monitorado para a garantia da qualidade, começando pelo tempo de espera até a conclusão dos atendimentos. Logo na entrada, o cidadão é recebido por atendentes que o orientam quanto ao serviço desejado e o encaminham para o guichê adequado.

São cerca de 300 profissionais atuando na operação e atendimento da Central, dentre funcionários públicos e terceirizados.

Além dos guichês de serviços, a Central conta ainda com local específico para leitura, lanchonete e o Espaço Criança, uma área ambientada com recreação, para que os pais possam resolver seus problemas com tranquilidade, enquanto seus filhos se distraem e se divertem.

Informações adicionais - Faça Fácil Cariacica:
(27) 3636-0149 - www.facafacil.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Rafael Porto
Tel.: 3636-5206 / 9949-6018
rafael.porto@seger.es.gov.br
Flávia Zambrone
Tel.: 3636-5206 / 9761-0722
flavia.zambrone@seger.es.gov.br
Fabricia Borges
Tel.: 3636-5205 / 9747-9462
fabricia.ruy@seger.es.gov.br