Centro de Referência realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a Aids
02/12/2019

Em menção ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS do município preparou uma semana de ações com testagem rápida de HIV, SífiliS, hepatite B e C, distribuição de preservativos e orientação quanto as formas de prevenção e contaminação.

A programação começa no dia 02 de dezembro, com atividade no Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, localizado no bairro Rio Branco. Depois, a equipe segue no dia 03 para o palácio municipal, em Alto Lage; e no dia 05 de dezembro, no Faça Fácil de Cariacica. Já no dia 04, o Centro de Referência vai receber os pacientes do Centro de Referência com um café da manhã especial. E pra fechar a programação, no dia 19, a equipe profissional recebe uma capacitação sobre o impacto do diagnóstico do HIV na vida das pessoas e como proceder em cada fase.

“As ações buscam, prioritariamente, desmistificar o preconceito que ainda existe sobre a doença. O HIV não tem nenhum impacto na vida do portador, não existe mais isso. Ainda hoje há um estigma de quem tem HIV está à beira da morte. Mas atualmente quem descobre e usa os medicamentos de forma correta, tem uma vida normal como qualquer outra pessoa. Quem descobre e não quer tratar, aí sim adoece, e é aí que HIV evolui para a Aids”, explica a coordenadora do Centro de Referência em IST/Aids, Kelly Stein.

Confira a programação completa:

02/12/19 (Segunda-feira): Ação de testagem e aconselhamento
Local: entrada do Prédio Administrativo da Prefeitura.
Parceria: Coordenação de Diversidade Sexual de Cariacica
• Entregar preservativo e folhetos informativos.
• Orientar quanto as formas de prevenção e contaminação das IST’s durante a entrega dos resultados.
• Iniciar de imediato o tratamento para os casos de sífilis, conforme indicação.

03/12/19 (terça-feira): Ação de testagem e aconselhamento para os servidores de Cariacica.
Local: Prefeitura Municipal de Cariacica.

04/12/19 (quarta-feira): Café da manhã
Local: Centro de Referência em IST/AIDS de Cariacica

05/12/19 (quinta-feira): Ação de testagem e aconselhamento
Local: Faça Fácil de Cariacica.
• Entregar preservativo e folhetos informativos.

19/12/19 (quinta-feira): Capacitação para a equipe do Centro de Referência IST/AIDS
Local: Centro de Referência em IST/AIDS Cariacica
Tema: Capacitação sobre o impacto do diagnóstico do HIV na vida das pessoas e como a equipe pode contribuir em cada fase (Método AEIOU)
Parceiro convidado: Rafael Salvador, representante da Casa de Apoio de Campo Grande

Centro de Referência em IST/AIDS de Cariacica

O Centro de Referência em IST/AIDS de Cariacica fica localizado em Alto Lage, dentro da Maternidade Municipal de Cariacica, e disponibiliza ao cidadão o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), este último já direcionado às pessoas que possuem o HIV.

Inaugurado 2005, o Centro de Referência atendeu até o momento, mais de 23 mil pacientes por demanda espontânea. Atualmente, a média de atendimento é de 30 pessoas por dia, sendo um total de 733 pacientes com HIV/AIDS positivo em acompanhamento e tratamento.

Os serviços disponíveis no Centro de Referência em IST/AIDS podem ser acessados de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por clínicos gerais, ginecologista/obstetra, farmacêutico, auxiliar de farmácia, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, cirurgião dentista, auxiliar de serviço odontológico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, urologista, auxiliares administrativos e uma supervisora.

O Programa Municipal de IST/AIDS de Cariacica está ligado aos Programas Estadual e Nacional para a aplicação da Política Nacional de Combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a AIDS.

Confira os serviços disponíveis para a população:

- Assistência ambulatorial (HIV/AIDS e Hepatites Virais);
- Testagem de HIV, Sífilis, Hepatite B e C;
- Distribuição de medicamento antirretroviral, de infecções oportunistas e IST’s;
- Tratamento da sífilis e de outras IST;
- Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT);
- Palestras sobre IST/AIDS para empresas, presídios, escolas e unidade básica de saúde;
- Treinamento de Teste Rápido;
- Orientações pré e pós-testes;
- Aconselhamento para gestão de risco;
- Solicitação e coleta de exames de CD4+ e carga viral para resultados positivos para o HIV;
- Coleta de amostras para exames confirmatórios e complementares;
- Oferta de insumos de prevenção (preservativo vaginal e peniano) e gel lubrificante;
- Ações extramuros pontuais;
- Vinculação de resultados positivos para HIV e hepatites;
- Acompanhamento de PEP;
- Apoio matricial para a Atenção Básica;
- Espaço de formação em serviço;
- Grupo de apoio;
- Atendimentos individuais e/ou em grupos para as pessoas que vivem com HIV e seus familiares com todas as especialidades do serviço.
- Notificação dos casos;
- Entre outros serviços.

Informações a Imprensa: Prefeitura Municipal de Cariacica
Telefone 3346-6524