A Central de Atendimento Integrado ao Cidadão - Faça Fácil Cariacica, fechou o primeiro semestre de 2012 com 810.433 atendimentos realizados. Os números mostram o crescimento da procura pela unidade, que oferece mais de 400 serviços em um mesmo espaço e se torna cada vez mais uma referência em prestação de serviços para o capixaba.
O número é mais do que o dobro de atendimentos realizados no mesmo período do ano passado, quando a Central atingiu a marca de mais de 395 mil. A expectativa é que a quantidade de serviços prestado no ano supere a de 2011, quando foram realizados 1.024.595 atendimentos.
O recorde mensal do Faça Fácil desde a Central foi inaugurada em setembro de 2010 foi registrado em março, quando foram registrados 162.324 atendimentos. O pico diário chegou à marca recorde de 8.781 atendimentos em 09 de abril.
Entre os serviços mais procurados no semestre, o cartão SUS lidera a lista com mais de 58 mil usuários atendidos. No ranking estão, ainda, consulta de débitos, com 48,6 mil atendimentos, segunda via de documentação de arrecadação do IPTU, com 28,8 mil, e a emissão de 23,5 mil documentos de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade.
"Estamos recebendo cada vez mais usuários. Esse crescimento é muito importante e queremos principalmente manter o nível de qualidade que oferecemos. As pessoas reconhecem a qualidade do serviço, sabem que vão chegar à unidade e ser atendidas, e que irão receber os seus documentos dentro do prazo", diz a gerente do Programa Faça Fácil, Miriam dos Santos Cardoso.
Satisfação
A qualidade no atendimento é comprovada pelos próprios usuários do Faça Fácil Cariacica, que tem mais de 95% de aprovação nas pesquisas internas de satisfação. Todo o atendimento é monitorado para a garantia da qualidade, começando pelo tempo de espera até a conclusão dos atendimentos. Logo na entrada, o cidadão é recebido por atendentes que o orientam quanto ao serviço desejado e o encaminham para o guichê adequado.
"Para cada serviço realizado, o usuário espera no máximo 30 minutos, desde o momento em que retira a senha, até finalizar o seu atendimento. Nós conseguimos manter esse tempo monitorando o usuário desde a sua chegada, realizando o pré-atendimento para orientação e encaminhamento aos setores, reorganizando filas e mantendo o serviço em todos os guichês das 8 horas às 17 horas nos órgãos com maior procura", explica Miriam Cardoso.
Vanderlei Ferreira foi ao Faça Fácil pela primeira vez para tirar a carteira de identidade do filho mais velho, Wanderson Ferreira, de 12 anos. "Gostei do atendimento. Em pouco tempo fomos atendidos e estou muito satisfeito", destacou Vanderlei.
O estudante Lucas Leão, 15 anos, já é usuário da unidade. Após conseguir a carteira de identidade e de trabalho, Lucas destaca a facilidade de poder usar vários serviços no mesmo local e a rapidez no atendimento. "Eu vim aqui para pegar a carteira de identidade e aproveitei para fazer a carteira de trabalho. O atendimento é muito bom. Eu cheguei e já me encaminharam para o setor certo. O serviço é muito rápido", disse.
Um dos serviços com grande procura é o Telecentro, que oferece acesso à Internet gratuitamente à comunidade. A estudante Katiner Jonhson de Jesus utiliza esse serviço quase todos os dias. "Como não tenho computador em casa, venho aqui fazer meus trabalhos de escola e acessar a Internet", disse.
Funcionamento
A primeira Central de Atendimento Integrado ao Cidadão - Faça Fácil Cariacica presta atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas. A unidade, implementada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), reúne 15 órgãos públicos e oferece aproximadamente 400 serviços em um só lugar, em frente ao Terminal de Campo Grande, em Cariacica.
No endereço www.facafacil.es.gov.br o cidadão tem acesso a informações sobre todos os serviços oferecidos, sua descrição, o que é necessário para solicitação, documentação exigida, prazo, taxas e valores. Além disso, o site traz detalhes sobre o que é a Central, localização, horário de atendimento e outras informações.
Novas Unidades
O modelo de atendimento do Faça Fácil Cariacica será expandido para mais três municípios capixabas, contemplando a Região Metropolitana e as regiões Sul e Norte do Estado. "Essa ampliação vai levar diversos serviços importantes e mais cidadania às regiões onde as Centrais serão implantadas", explica a gerente do Programa Faça Fácil, Miriam dos Santos Cardoso.
O Faça Fácil Serra será construído no terreno vizinho ao Terminal de Laranjeiras, com previsão de realizar 80.000 atendimentos por mês. A unidade do Sul do Estado, o Faça Fácil Cachoeiro de Itapemirim, ficará na Ilha da Luz e tem previsão de atender a 60.000 usuários por mês. Na região Norte, o Faça Fácil Colatina funcionará na Praça do Sol Poente para atender a 40.000 usuários por mês.
A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano e que as Centrais comecem a funcionar no segundo semestre de 2013. Além das unidades fixas, a Seger estuda ainda a implantação de duas unidades móveis.
Informações adicionais - Faça Fácil Cariacica:
(27) 3636-0149 - www.facafacil.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Rafael Porto
Tel.: 3636-5206 / 9949-6018
rafael.porto@seger.es.gov.br
Flávia Zambrone
Tel.: 3636-5206 / 9761-0722
flavia.zambrone@seger.es.gov.br
Fabricia Borges
Tel.: 3636-5205 / 9747-9462
fabricia.ruy@seger.es.gov.br